sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Júlia e Sâmya

O que é tsunami?



A tsunami é uma onda gigante gerada por distúrbios sísmicos, que possui alto poder destrutivo quando chega a região costeira.

Quais são as causas?

A causa mais frequente para as tsunami são os terremotos, também podem ocorrer de erupções vulcânicas submarinas ou de explosões causadas por gases acumulados no oceano.

Como são medidos as tsunamis?


As tsunami assim como os demais terremoto, são medidos através da escala Richer. Esta escala foi desenvolvido em 1935 pelo sismógrafo Chalés Franzis Richeter, membro da Califórnia instituto te chnology. (caltech), que estudava sismos no sul da Califórnia. A escala é aberta, ou seja, não tem um grau máximo registrado.

A tsunami já aconteceu em Chile, no dia 22 de maio de 1960, e no Japão 12 de Julho de 1993 e etc...

tas alertam que uma futura erupção do vulcão instável Voeja, nas ilhas canárias pode causas um deslizamento de terra para o mar. Causaria uma tsunami de 100 metros que atingiria a costa leste da África, 50 metros América do norte e atingiria a costa norte do Brasil, e o Brasil não está preparado para uma Tsunami.

No dia 26 de Dezembro de 2004 o litoral da Tailândia sofreu uma das maiores catástrofes de todos os tempos: um tsunami, onda gigante causada por um terremoto no fundo do Oceano Índico, devastou ilhas e praias onde moravam milhões de pessoas e eram muito frequentadas por turistas. Mais de 230 mil pessoas morreram no deslumbrante cenário que momentos antes era considerado um dos paraísos na Terra.”

Na Tailândia, morreram muitas pessoas como moradores e turistas, em virtude tsunami.


Fonte de pesquisa:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsunami. http://360graus.terra.com.br/ecoturismo/default.asp?did=14462&action=reportagem

Nenhum comentário: